quarta-feira, 30 de março de 2011

Governador Ricardo Coutinho decreta luto de sete dias pelo falecimento de José Alencar

O Diário Oficial do Estado traz na edição desta quarta-feira (29), decreto assinado pelo governador Ricardo Coutinho, estabelecendo luto oficial de sete dias no Estado da Paraíba  em sinal de pesar pelo falecimento do ex-vice-presidente da República, José Alencar Pereira da Silva. De acordo com o decreto, a partir desta quarta, os pavilhões nacional e estadual devem ser hasteados à meia-verga, em todos os estabelecimentos públicos estaduais. 
No decreto, o governador Ricardo Coutinho disse que o luto se dá pela trajetória destacada e a dedicação indiscutível do empresário José Alencar, fomentando emprego e renda, através dos seus equipamentos industriais no país e na Paraíba.  
De acordo com o governador, o espírito público do político José Alencar, como senador e vice-Presidente da República, contribuiu para o fortalecimento das políticas públicas de construção de tempos mais prósperos.  “As ações desenvolvidas pelo cidadão José Alencar, em todas as atividades o fez  ultrapassar barreiras e construir soluções sustentáveis e sociais”, descreve o decreto assinado pelo governador Ricardo Coutinho. 
O ex-vice-presidente da República, José Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 desta terça (29), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos. José Alencar lutou durante 13 anos contra um câncer num exemplo de fé, luta e superação que engrandece os brasileiros.
Secom-PB

terça-feira, 29 de março de 2011

EFEITO ESTUFA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

*Jucélio Lindenberg 

A Campanha da Fraternidade que tem como tema: “Fraternidade e a vida no Planeta” e como 
lema: A Criação geme em dores de Parto”; chegou num momento muito importante na qual se encontra a atual sociedade. Justamente encontra-se em dores de parto, são dores que trazem sofrimento: poluição do ar e das águas; a devastação de nossas florestas; desertificação do solo; o desaparecimento de diversas espécies da fauna e flora; o aquecimento global através da emissão de gases de efeito estufa; as secas e inundações irregulares; o derretimento das geleiras e com isso o aumento do nível dos oceanos; tem causado dores de parto ao nosso planeta bem como o detrimento da qualidade de vida em todas as suas formas, da biodiversidade planetária.
A campanha da Fraternidade tem como objetivo chamar atenção para o que está ocorrendo com a nossa civilização humana, a nossa mãe terra. Vivemos numa sociedade marcada pelo consumismo exarcebado, compulsão de lucro, e isso leva a uma outra compulsão predatória: o desejo de estar na “moda” que gera consumismo, do mundo dos espetáculos, e das coisas efêmeras imediatistas e “prazerosas”; esse mecanismo de produção, mercantilização e consumo nos leva a um único caminho: um desejo alucinado por consumir. E um único resultado: desertificação do solo, emissão de gases, devastação da floresta; frutos da ação do homem e que mata a cada dia o nosso planeta, e para finalizar uma frase: “SOMOS FRUTOS DE NOSSAS ESCOLHAS”; se escolhemos bem viveremos bem, mas se escolhemos mal, como poderemos viver bem? Pense nisso.


*É Radialista (4.285DRT/PB) atua na Rádio Caturité. É formado em Filosofia pelo CEFT (Centro de Filosofia e Teologia de campina Grande).

segunda-feira, 28 de março de 2011

População de Alcantil preocupada com Escola Estadual

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Alcantil atravessa sérios problemas. Além dos problemas encontrados pela atual gestão como por ex: computadores quebrados, falta de merenda, carteiras quebradas etc. Ainda não saiu o contrato de professores que estão trabalhando voluntariamente; não bastasse isso, o convênio do transporte escolar agora é com a prefeitura que não oferece a qualidade merecida, a cidade também não dispõe de professores capacitados em todas as disciplinas para o ensino médio e sempre contou com professores de Campina Grande. Porém, o convênio não inclui o transporte para professores dificultando a vinda dos mesmos, pois pagar passágem pra ensinar em Alcantil, " ainda que tivessem condições financeiras", não haveria transporte dentro do horário. Uma comissão formada por pais, alunos e a diretora da escola procurou o prefeito da cidade para buscar parcerias pra resolver o impasse, porém sem sucesso. Obs: quando a direção anterior era ligada à prefeitura '' que é oposição ao governo atual", havia trnasporte para os professores, inclusive um carro pertencente a familiares da então diretora. O que sabemos é que esta situação não pode permanecer como está. Durante o programa 'Sábado em revista' da Asa Branca FM, estudantes, pais e amigos fizeram a conhecida "vaquinha" para pelo menos conseguir o dinheiro do combustível pra o carro de um dos professores poder  se deslocar de Campina Grande para Alcantil que fica distante 75 km, para evitar que os alunos se prejudiquem ainda mais. A população espera confiante que o governo estadual possa solucionar esse problema, já que o atual prefeito da cidade não está nem um pouco preocupado com a educação dos jovens de Alcantil. Só temos a lamentar o descaso!

sábado, 26 de março de 2011

Acácio: "Compromisso só com o desenvolvimento de Alcantil".


Alcantil – O vereador Acácio Barbosa que está em seu primeiro mandato, assumiu no início do ano a presidência da Câmara Municipal de Alcantil.
    Acácio foi conduzido a presidência da Câmara com 08 votos a favor e apenas um voto em branco. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, ele foi eleito em 2008 com 214 votos, sendo o mais votado em sua coligação.
   Antes de disputar uma vaga na Câmara, Acácio assumiu a Secretaria de Infra-estrutura do Município. Acácio também já foi presidente do PT de Alcantil.
  Acácio é médico veterinário e empresário da avicultura e pioneiro na região, “tenho pautado minha vida pela geração de emprego e renda, credibilidade, lealdade e gratidão que é a maior virtude de um homem e que muito tem faltado a classe política brasileira”, frisou.
  Em virtude de suas qualidades e bom exemplo, seu nome está sendo lembrado pela população de Alcantil como uma boa opção para as eleições de 2012 como pré-candidato a prefeito, mas Acácio garante que apesar de tudo isso,essa ideia  não lhe subiu a cabeça. “Entrego os meus destinos políticos nas mãos de Deus e da vontade do povo de Alcantil”, afirmou.
   “Acredito que Alcantil deveria está melhor, em virtude de sua localização estratégica , entre Campina Grande e ainda neste meio está vizinho a Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, dois pólo de confecções importantíssimo para a região, mas isso os gestores tem deixado passar”, alertou o vereador.
   Acácio  alerta que “temos que pensar grande e não em políticas do poder pelo o poder ali estabelecida e que em períodos de Campanha Eleitoral, desagregam as famílias que é a base de tudo e isto não é a função da Democracia”, finalizou.


Fonte: *FOLHA DO CARIRI

sexta-feira, 25 de março de 2011

Governador assina decreto para priorizar pequenas empresas em licitações

As micros e pequenas empresas da Paraíba serão mais competitivas a partir desta quinta-feira (24). O governador Ricardo Coutinho assinou, durante a abertura 1ª Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável, no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, decreto que garante tratamento diferenciado e simplificado às empresas de pequeno porte, principalmente no que diz respeito à participação destas nas licitações governamentais.

A medida tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional para incrementar o investimento e valor agregado da produção paraibana; ampliar a eficiência das políticas públicas, nela compreendidas ações de melhoria do ambiente de negócios; e incentivar a inovação tecnológica.

Para isso, o Governo do Estado deve estabelecer e divulgar um planejamento anual das aquisições públicas a ser realizadas, com a estimativa de quantitativo e de data das contratações, bem como fazer uma adequação do atual módulo de cadastro de fornecedores do Estado, para identificar as pequenas empresas sediadas regionalmente, com as respectivas linhas de fornecimento, de modo a possibilitar a notificação das licitações e facilitar a formação de parcerias e subcontratações; e ainda padronizar e divulgar as especificações dos bens e serviços contratados, a fim de orientar as pequenas empresas para adequarem os seus processos produtivos. De acordo com o decreto, o Governo do Estado poderá realizar licitação para aquisições e contratações de bens e serviços destinadas exclusivamente à participação de pequena empresa nas contratações, quando o valor não ultrapassar R$ 80 mil; e, nas contratações diretas fundamentadas, realizar cotação eletrônica de preços exclusivamente em favor de pequenas empresas, desde que a contratação seja vantajosa.

No caso das licitações do tipo menor preço e nos pregões, as pequenas empresas terão a preferência de contratação como critério de desempate. Nos pregões, a pequena empresa melhor classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de cinco minutos, após o encerramento dos lances, enquanto nas demais modalidades de licitação, o prazo será de, no mínimo, 24 horas.

Outro benefício previsto no decreto é que somente será exigida a comprovação de regularidade fiscal destas empresas para efeito de assinatura do contrato e não como condição para participação na licitação. E ainda: nas licitações para a aquisição de bens e serviços, cujo objeto possa ser dividido, os órgãos e entidades contratantes poderão reservar até 25% do objeto para a contratação de pequenas empresas.

terça-feira, 22 de março de 2011

22 de Março – Dia Mundial da Água


Então pessoal, nesse dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
A água é, provavelmente, o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra. Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente em um aumento considerável das necessidades diárias de água.
Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d’água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.
Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois:
- Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável;

- 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;

- Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes;

- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

A ÁGUA NO MUNDO
No dia 22 de março, é comemorado o dia mundial da água. Se hoje os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade.
A Terra possui 1,4 milhões de quilômetros cúbicos de água, mas apenas 2,5% desse total é doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura.
A água doce utilizada pelo homem vem das represas, rios, lagos, açudes, reservas subterrâneas e em certos casos do mar (após um processo chamado dessalinização). A água para o consumo é armazenada em reservatórios de distribuição e depois enviada para grandes tanques e caixas d’água de casas e edifícios. Após o uso, a água segue pela rede de captação de esgotos. Antes de voltar à natureza, ela deve ser novamente tratada, para evitar a contaminação de rios e reservatórios.
A ÁGUA NO BRASIL
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d’água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões menos habitadas do Brasil.
Em contrapartida, as maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O maior problema de escassez ainda é no Nordeste, onde a falta d’água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nestas cidades.
Além disso, os rios e lagos brasileiros vêm sendo comprometidos pela queda de qualidade da água disponível para captação e tratamento. Na região amazônica e no Pantanal, por exemplo, rios como o Madeira, o Cuiabá e o Paraguai já apresentam contaminação pelo mercúrio, metal utilizado no garimpo clandestino, e pelo uso de agrotóxicos nos campos de lavoura. Nas grandes cidades, esse comprometimento da qualidade é causado por despejos de esgotos domésticos e industriais, além do uso dos rios como convenientes transportadores de lixo.

*Fonte: brasildasaguas.com.br

segunda-feira, 21 de março de 2011

Divulgada Programação oficial da II FLIBO




A Prefeitura Municipal de Boqueirão e a ABES divulgam a PROGRAMAÇÃO da II edição da Feira Literária de Boqueirão que acontece de 24 a 27 de março, homenageando o Escritor Paraibano Ariano Suassuna, e tratando o tema Diversidade e Identidade Cultural: Preservando os saberes e fazeres de um povo. Este ano muitas novidades literárias irão compor a programação, além de palestras, minicursos, lançamentos literários, batepapo com escritores, a FLIBO ainda terá toda uma 
programação que envolve as escolas do município e os alunos voluntários no evento, à exemplo da "Poesia ao pé do ouvido" e a I Marcha pela Literatura que irá percorrer as principais ruas da cidade acompanhada das Bandas Marciais e Filarmônica.
Em 2011 a "Cidade das àguas" veste-se de letras e rimas para receber os amantes da literatura. São as águas de março trazendo poesia e literatura da melhor qualidade. Confira a PROGRAMAÇÃO completa do evento e programe-se. A Abertura do Evento acontece no dia 24 de março as 19h30 na Casa de Shows Hitz e Eventos.
A FLIBO é uma realização da Prefeitura Municipal de Boqueirão e da Associação Boqueirãoense de Escritores com apoio do SEBRAE e Governo do Estado, e ainda da Associação Brasileira de Estudos Comparativos (ABRAEC) e FUNJOPE.

Fonte: flibopb2011.blogspot.com

Simplesmente Fantástico , Parabéns TAM !

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, ainda haverá guerra."
(Bob Marley)

Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar
na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
'Qual o problema, senhora?', pergunta a comissária..
'Não está vendo?' - respondeu a senhora - 'vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui.  Você precisa me dar outra cadeira'
'Por favor, acalme-se' - disse a aeromoça - 'infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível'.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
'Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe
econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar  na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe'. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
'Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um  passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável'.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
'Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão,  pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...'
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
Se você é contra o racismo, envie esta mensagens aos seus amigos, mas não a delete sem ter mandado pelo menos a uma pessoa.


'O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons...'

sexta-feira, 18 de março de 2011

Polícia desativa oficina de desmanche de carros roubados na divisa de PB e PE

A Polícia Militar descobriu na zona rural do município de Umbuzeiro, no Agreste paraibano, uma oficina que servia para desmanche de carros roubados. A operação aconteceu na madrugada desta sexta-feira (18) e agora conta com o apoio da Polícia Civil de Campina Grande, que foi até o local para iniciar as investigações e tentar identificar os responsáveis pelos roubos e pela revenda das peças.

A polícia tomou conhecimento da existência após seguir um grupo de criminosos que fugiam num carro roubado no município de Orobó, em Pernambuco.

A cidade de Umbuzeiro era considerada ponto estratégico para a quadrilha devido à sua localização, na divisa entre a Paraíba e Pernambuco.

Na oficina, foram encontradas peças de veículos com placas de São Paulo, da Paraíba e de Pernambuco. Os acusados conseguiram fugir. Karoline Zilah
Com informações da TV Paraíba

quarta-feira, 16 de março de 2011

Ameaças de morte assustam bispo e seis padres em Cajazeiras

Constantes ameaças de morte, feitas através de mensagens por celular e e-mails, estão assustando o Bispo Dom José Gonzáles Alonso e seis padres de Cajazeiras. O caso foi amplamente divulgado na imprensa da cidade e vem repercutindo na mídia paraibana, pois as ameaças ocorrem há cerca de um ano, porém, nos últimos dias se agravaram e isso levou os sacerdotes a trazerem o caso a público.

Os autores das ameaças afirmaram que vão matar os religiosos e em seguida se suicidar. O Ministério Público determinou a apuração do caso. As mensagens, além de ameaçadoras, denigrem a imagem dos padres com denúncias de pedofilia e prostituição; outras, no entanto, prometem divulgar assuntos “secretos”, caso não recebam dinheiro em troca do silêncio.

As ameaças são originadas de celulares com prefixos do Distrito Federal e da Paraíba. Entre os inúmeros torpedos, um trouxe uma mensagem ameaçadora: “vou matar um dos padres da Diocese de Cajazeiras e depois me suicidar!”.

As ameaças são extensivas também ao Bispo Dom José González Alonso, conforme informações do assessor de comunicação da Diocese, padre Janilson Rolim.

O assessor da Diocese revelou na última quinta-feira (10) que não está na lista dos religiosos que estão recebendo as ameaças e informou que o caso foi levado ao conhecimento do MP, para providências necessárias.

“Os IP´s dos e-mails já foram já foram levantados, além de uma série de elementos elencados”, frisou o religioso

Janilson Rolim disse também que a Diocese está programando para a próxima semana uma entrevista coletiva com a imprensa, para falar sobre as ameaças dos sacerdotes.

MP

O coordenador do Órgão, o promotor Alexandre Irineu disse que as denúncias de ameaças que chegam ao MP, imediatamente se formaliza um processo e são encaminhadas para a Delegacia de Polícia para apuração dos fatos.

Polícia

O Comandante do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Cajazeiras, Major José Ronildo disse que essa não é a primeira vez que os padres da cidade sofrem ameaças de morte. “Há alguns anos tivemos que dar assistência aos religiosos adotando medidas de orientação de segurança. Fizemos um roteiro de defesa pessoal de todos eles, bem como intensificamos as rondas policiais”, frisou Ronildo.

Histórico de morte

A comunidade católica de Cajazeiras teme pela vida dos sacerdotes, já que tem se tornado comum nos últimos anos a morte de religiosos por motivos fúteis. Ressalta-se que há mais de três décadas, a polícia ainda não desvendou o grande mistério existente em torno da explosão do Cine Apolo XI, na cidade.

O fato aconteceu em 02 de julho de 1975, deixando duas vítimas fatais. O artefato de fabricação caseira foi colocado na cadeira em que o Bispo Dom Zacarias Rolim de Moura (já falecido) frequentemente sentava.

A Polícia Federal e o Exército colheram depoimentos para tentar chegar aos autores da explosão, mais até hoje, 36 anos após, nenhum autor do atentado foi encontrado.

Na época, acusaram o então deputado esquerdista Bosco Barreto de ser o autor do atentado que matou o soldado Altino Soares (Didi) e o porteiro do cine Apolo XI Manuel Severiano, mas nada ficou confirmado, o que levou o populista cogitar a reabertura das investigações.

A história da terra que ensinou a Paraíba a ler, guardará para sempre o triste episódio, que poderia ter provocado uma tragédia ainda maior, com repercussão internacional, e até hoje o atentado permanece sem a punição dos culpados.

Efervescência

Na época do atentado, Cajazeiras vivia um momento de efervescência com movimentos culturais. O Programa Discoteca Dinamite, nas noites de Cajazeiras, comandado por Zenilton Trajano e Ica Pires na Rádio Alto Piranhas era uma polêmica só, as atuações de sacerdotes com pensamentos progressistas, inclusive estrangeiros não era compreendida por algumas pessoas.


Redação com Diário do Sertão
Fonte: WWW.pbagora.com.br

segunda-feira, 14 de março de 2011

II Feira Literária em Boqueirão

Pôr-do-sol


A Prefeitura Municipal de Boqueirão e a ABES divulgam a PROGRAMAÇÃO da II edição da Feira Literária de Boqueirão que acontece de 24 a 27 de março, homenageando o Escritor Paraibano Ariano Suassuna, e tratando o tema Diversidade e Identidade Cultural: Preservando os saberes e fazeres de um povo. Este ano muitas novidades literárias irão compor a programação, além de palestras, minicursos, lançamentos literários, batepapo com escritores, a FLIBO ainda terá toda uma programação que envolve as escolas do município e os alunos voluntários no evento, à exemplo da "Poesia ao pé do ouvido" e a I Marcha pela Literatura que irá percorrer as principais ruas da cidade acompanhada das Bandas Marciais e Filarmônica.

Em 2011 a "Cidade das àguas" veste-se de letras e rimas para receber os amantes da literatura. São as águas de março trazendo poesia e literatura da melhor qualidade. Confira a PROGRAMAÇÃO completa do evento e programe-se. A Abertura do Evento acontece no dia 24 de março as 19h30 na Casa de Shows Hitz e Eventos.

A FLIBO é uma realização da Prefeitura Municipal de Boqueirão através da Secretaria de Cultura, CEFAR e da Associação Boqueirãoense de Escritores com apoio do SEBRAE e Governo do Estado, e ainda da Associação Brasileira de Estudos Comparativos (ABRAEC) e FUNJOPE.

por FLIBO

Ministro e governador Ricardo participarão de Seminário sobre uso das águas do S. Francisco na PB

A Paraíba se mobiliza para receber as Águas do Rio São Francisco. Com o objetivo de movimentar os vários segmentos da Sociedade Civil e dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba irá realizar o seminário “Águas do Rio São Francisco na Paraíba: sustentabilidade sócio-econômica-ambiental”.


O evento acontecerá no dia 22 de março, simultaneamente em três auditórios na Universidade Federal da Paraíba, e terá como coordenador o Deputado Estadual Francisco de Assis Quintans.


A ser realizado no 19º ano do dia mundial da água, o encontro tem como objetivo Congregar os Órgãos Governamentais das Esferas Federal, Estadual e Municipais, as Universidades, os vários Segmentos da Sociedade Civil Organizada, para prover as condições necessárias para que as Águas do Rio São Francisco proporcionem a sustentabilidade sócio-econômica-ambiental que permitirão o cumprimento da Meta 7 do milênio, sendo o marco regulatório da arrancada para o Desenvolvimento Sustentado que garantirá a geração de emprego e renda, fator indutor da melhoria da qualidade de vida do povo paraibano





Fonte: Edmilson Pereira com Assessoria

quinta-feira, 10 de março de 2011

CRÔNICA: “UM OLHAR SOBRE A CIDADE DE ALCANTIL”

*Jucélio Lindenberg
O que é um olhar? Será suficiente apenas abrir os olhos? Ou se faz necessário algo a mais? É necessário olhar a cidade como quem abre os olhos todos os dias e contempla o sol que aquece e ilumina as manhãs... Um olhar sobre a cidade nos faz perceber a cada dia para onde caminha essa humanidade... Com que metas caminha.
Existem muitos olhares... Olhares de inquietação, de esperança! Quando por exemplo nós que somos nordestinos olhamos a nossa terra depois de uma semana de chuva ficamos na esperança de dias melhores, a chuva renova a face da terra e traz o verde, sinal de esperança e alimento. Quando dois jovens olham no olho um do outro, contempla-se o belo, eles se entreolham, o olhar e vibrante... Quando levanta-se o lenço que cobre o rosto de alguém que partiu para a eternidade, o olhar é de dor, de angústia, de despedida, de coração despedaçado.
Em Jerusalém, Jesus ao olhar sobre a cidade Ele chorou, e como devia ser triste e angustiado aquele olhar do Mestre.
Quando a mulher pecadora viu seus inimigos querendo atirar-lhe pedras, e o Cristo intervém por ela: “Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”, o olhar dela foi de eterna gratidão ao Mestre Jesus, um olhar de esperança.
E olhando para a cidade de Alcantil como você a contempla? Que tipo de olhar você lança sobre a cidade de Alcantil? E mais ainda: Olhando para a sua vida, como você a vê, como contempla a sua vida? Será um olhar de esperança? De Gratidão? De Prece? De Angústia?
*É Radialista (4.285DRT/PB) atua na Rádio Caturité. É formado em Filosofia pelo CEFT (Centro de Filosofia e Teologia de campina Grande).

segunda-feira, 7 de março de 2011

"Desova em Alcantil" - Corpo de homem é encontrado às margens da BR-104

Após um longo período sem essa modalidade, o corpo de um homem foi encontrado no final da tarde deste domingo (06) nas proximidades do município de Alcantil.

Segundo a polícia, o cadáver estava em adiantado estado de decomposição quando foi localizado por volta das 17h50, às margens da rodovia BR-104, que liga Campina Grande a Caruaru-PE.

A vítima, que ainda não foi identificada, estava com as mãos e pés amarrados. O homem teria sido morto por enforcamento. Segundo populares que foram ver de perto, no "pescoço" da vítima havia um profundo corte, o que não descarta a possibilidade de tentativa de decaptação da cabeça. Anos atrás essa prática de desova naquela região era constante, geralmente as execuções eram feitas no Pernanbuco e as vítimas eram trazidas e jogadas nas proximidades do município. A população espera que tal prática não volte a virar rotina.

sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL TRISTE PARA A FAMÍLIA DO VEREADOR 'ZÉ DO DOCE'

Faleceu na tarde desta Sexta Feira,04 de Março, a Srª Dione Maria da Costa,59 anos, esposa do Vereador José Pereira da Costa "Zé do doce", em sua residencia em Alcantil. A mesma convalecia a mais ou menos dois anos de um câncer. O corpo foi velado em sua residência na rua Artur Ferreira de Castro, centro de Alcantil. O sepultamento aconteceu no Sábado dia 05,saindo o féretro às 08:00h para o cemitério Campo Santo S. José, na mesma cidade. O cortejo foi seguido por grande quantidade de pessoas, entre elas:familiares, amigos,políticos e correligionários do vereador Zé do doce.A equipe da Asa Branca FM também esteve presente para dar o último adeus a "guerreira" Dione, que de agora em diante estará ao lado do Criador e nas lembranças de seus entes queridos.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Governador recebe prefeito de Boqueirão e ex-deputado Carlos Dunga




O governador Ricardo Coutinho (PSB) recebeu na tarde desta sexta-feira (4) a visita do ex-deputado federal Carlos Dunga, do prefeito de Boqueirão, Carlos José e do secretário de Articulação Política de João Pessoa, Dunga Júnior. A reunião aconteceu no Palácio da Redenção.

As lideranças políticas da região do Cariri Oriental apresentaram ao governador alguns pleitos da população, entre eles a conclusão das obras do Hospital de Boqueirão e do matadouro público. Obras já iniciadas, mas que estão paralisadas há dois anos. O governador garantiu empenho do Estado para a conclusão das obras e encaminhou as demandas para a secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
“Compreendemos a delicada situação que passa o Estado, mas ao mesmo tempo vemos o esforço do governador para que as obras que foram paralisadas, sejam retomadas e possam beneficiar o povo da região”, ressaltou o prefeito de Boqueirão, Carlos José.

Durante o encontro, Carlos Dunga e Dunga Júnior também aproveitaram para parabenizar as ações que estão sendo implantadas pelo Governo, com o objetivo de gerar mais emprego e renda para a população, a exemplo do Empreender-PB. “É preciso que o desenvolvimento chegue para todo o Estado. O governador Ricardo Coutinho tem esse compromisso e já tem mostrado esforços para incentivar as atividades econômicas em todas as regiões”, comentou Dunga Júnior.

CRÔNICA: “A DOR DE PERDER ALGUÉM ESPECIAL EM NOSSA VIDA” *Jucélio Lindenberg

Muitas vezes somos pegos de surpresa, e, quando menos esperamos, alguém que tanto amamos vai embora pra não mais voltar, assim como um pássaro que voa na imensidão do céu e não mais retorna.
Meu bom amigo que um dia se foi pra nunca mais voltar, só a lembrança desse amigo aqui ficou, nunca mais vai se apagar. Essa é a realidade de quem já perdeu alguém querido, é a certeza de um pássaro que com agente estava e que voara para o céu um dia, ficaram apenas o sorriso, os gestos, os seus afetos ficaram em nossa mente, dentro dos nossos corações estarão sempre presentes, foram momentos felizes e passaram tão rápidos. Aquele pássaro que com agente estava voara pra não mais voltar. É dor por demais doida perder alguém que queremos que esteja sempre presente em nossa vida, agora ficou apenas a lembrança e a esperança do encontro definitivo no céu com Deus.
Só se tem saudade do que é bom, e a saudade de alguém que se foi e não volta mais é saudade que dói até na nossa alma. Descobrimos a relação profunda entre a vida e a morte quando alguém, que era a razão ou uma das razões de ser da nossa vida, vai-se embora.
Quem ama de verdade não crê que acabou. A vida é uma, que começa aqui no tempo e continua, depois, na eternidade. O fato é que alguém que amamos tornou-se eterno. Definitivamente, não estamos sozinhos, por mais que doa ter perdido alguém querido. Mas é apenas pelo tempo de alguns anos. Quem amou aqui, sem dúvida, reencontra-se no infinito... Ou cremos nisso, ou vamos chorar muito mais.
A esperança é um lenço divino que enxuga nossas lágrimas. Pense nisso, e vai doer menos esta perda que está machucando lá dentro. Vocês vão se encontrar um dia. Por enquanto, não há outra coisa a fazer senão esperar, e enquanto se espera, ama-se os que ficaram...!
*É Radialista (4.285DRT/PB) atua na Rádio Caturité. É formado em Filosofia pelo CEFT (Centro de Filosofia e Teologia de campina Grande).

terça-feira, 1 de março de 2011

Assalto em posto de combustíveis na cidade de Alcantil

*José Mendonça

O posto de combustíveis PA, do município de Alcantil, foi alvo de um assalto na noite de segunda-feira 28/02. O posto localiza-se no bairro da Gameleira, no Km 06 da BR 104, no município de Alcantil.
Tudo aconteceu por volta das 19h30mim, enquanto o frentista que atende pelo o nome de Aleilson fazia o fechamento do caixa para sair do turno, foi quando um assaltante em uma moto já chegou anunciando o assalto, imediatamente o frentista entregou o dinheiro que tinha em mãos. O assaltante não foi reconhecido pois estava de capacete e com arma em punho. Um caminhoneiro que estava no locou também foi ameaçado e entregou uma pequena quantia em dinheiro. Em seguida o assaltante deixou o local tomando sentido ignorado. A quantia levada do posto estima-se em R$ 250,00. O frentista procurou a delegacia de policia de Alcantil, mais a policia não se encontrava, então ele foi ao posto fiscal de Alcantil e pediu ajuda a um policial para fosse feito um B.O.