segunda-feira, 30 de maio de 2011

Presidente do Supremo: "A gente aprende com o jornalismo e o jornalista”

Em entrevista concedida durante o Fórum Internacional "Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário", no Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, ministro Cezar Peluso e o vice-presidente, ministro Ayres Britto, falaram sobre liberdade de imprensa e o relacionamento entre o Poder Judiciário e jornalistas.

Para o presidente do Supremo, a liberdade de imprensa é fundamental para que haja democracia. “É a única maneira de o povo conservar a sua liberdade e poder julgar os seus governantes”, frisou.

Já com relação ao Poder Judiciário, o ministro Peluso (foto) ponderou que, se houver um canal aberto permanente entre imprensa e Judiciário, todos serão beneficiados: “A imprensa ganha, o Judiciário ganha e, sobretudo, ganha a sociedade”.

Segundo o presidente do STF, as pessoas não têm uma “ideia exata” de como é o funcionamento da Justiça, devido ao uso da linguagem técnica. “Às vezes não há a compreensão total do alcance das decisões”, disse o ministro.

Em sua opinião, a atuação dos jornalistas é um aprendizado recíproco: "A gente aprende com o jornalismo e o jornalista também precisa aprender um pouco com o Judiciário e torná-lo mais compreensível para a sociedade”.

Para o vice-presidente do STF, ministro Ayres Britto, a compreensão da ideia de liberdade de imprensa “ou é completa, como diz a nossa Constituição no artigo 220, parágrafo 1º, ou não existe liberdade!”.

O que não pode acontecer, segundo Ayres Britto, “é o meio-termo, a contemporização não pode existir em matéria de liberdade de imprensa”.
Fonte: PB Online

terça-feira, 24 de maio de 2011

Irmã Dulce é beatificada e lembrada no Vaticano

Em um rito muito especial e acompanhado por milhares de pessoas concentradas no Parque de Exposições de Salvador, na Bahia, Irmã Dulce foi beatificada ontem. Participaram da cerimônia dom Murilo Krieger, cardeal e arcebispo de Salvador, o cardeal dom Geraldo Majella, atual arcebispo emérito de Salvador e dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa no Brasil.O papa Bento XVI lembrou ontem, no Vaticano, a beatificação de Irmã Dulce. Durante a tradicional Oração Regina Coeli, num discurso em português, o papa chamou a religiosa baiana de "mãe dos desamparados".

"Desejo também unir-me à alegria dos pastores e dos fiéis congregados em Salvador para a beatificação da irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou para trás uma prodigiosa pegada de caridade a serviço dos mais pobres, fazendo com que todo o Brasil visse nela a mãe dos desamparados", disse Bento XVI, segundo informações da agência de notícias Lusa, de Portugal.

Dom Murilo Krieger comentou que os discípulos de Jesus têm como meta a imortalidade e que Irmã Dulce é um exemplo de conquista. "Ela colocou isto em prática. Ela tinha aparência frágil, limitada, com pouca saúde e, mesmo assim, conseguiu. Um dia como este é um estímulo para também sermos santos, buscando o caminho de Deus", disse ontem(23) em Salvador.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

“A COMUNICAÇÃO À SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO”

A Comunicação na atual Sociedade onde vivemos desempenha um papel fundamental e de extrema importância. Todas as formas de comunicação convergem para aproximar as pessoas e estabelecer bons relacionamentos. O termo Comunicação tem uma vasta abrangência que vai das relações interpessoais diretas até a comunicação mediada pelos instrumentos técnicos, dos quais podemos dar mais relevância como a imprensa, o rádio, a televisão e internet.
Os meios de comunicação fazem parte de nossa vida, da cultura em que vivemos e geram assim, muita criatividade e dinamicidade, trazendo à informação e o entretenimento para todo o planeta. Na verdade, a comunicação é sempre a busca pelo outro, é sempre uma partilha e essa partilha deve estabelecer o “diálogo”; pois vivemos numa época onde a técnica atinge diretamente as pessoas, é um grande desafio, por isso, o diálogo será o coração da comunicação.
Quando a comunicação está à serviço da evangelização podemos citar uma referência espetacular, ele foi Paulo de Tarso, um homem da comunicação. Ele não mediu esforços em dialogar com as comunidades de sua época, o apóstolo Paulo foi ousado e deu credibilidade ao uso dos meios de comunicação disponíveis de seu tempo, preservando também o contato com as pessoas. A comunicação de Paulo teve como motivação a experiência do Cristo Comunicador, a paixão pelo evangelho e o amor ao povo os impulsionou a anunciar a boa-notícia, o evangelho que gera vida e salvação. Quando Jesus disse aos seus seguidores que anunciassem a Boa-Nova de cima dos telhados 
*Jucélio Lindenberg

segunda-feira, 16 de maio de 2011

FAC abre inscrições para seleção do programa Bolsa Cidadania

Segunda-feira, 16 de maio de 2011 - 10h30
A Fundação de Ação Comunitária (FAC) iniciou nesta segunda-feira (16) as inscrições para o processo seletivo de concessão de Bolsa Cidadania. O processo simplificado visa selecionar cidadãos, dentro dos critérios estabelecidos no edital, com vistas à concessão pelo Poder Executivo Estadual de bolsa mensal no valor de R$ 150, tendo como contrapartida o trabalho voluntário.
As pessoas beneficiadas trabalharão nas ações de distribuição de alimentos do Programa Leite da Paraíba, com carga horária de quatro horas.
O processo seletivo oferece 480 vagas distribuídas nos 223 municípios do Estado da Paraíba. A duração do beneficio terá duração de um ano, com avaliação a cada seis meses.
Para concorrer a uma das vagas é necessário ter no mínimo 18 anos; está quite com o serviço militar e a Justiça Eleitoral; não registrar antecedentes criminais; ser beneficiário do Programa do Leite da Paraíba ou ter como renda familiar até dois salários mínimos; ter concluído o Ensino Fundamental e residir no local onde pretende atuar.

Ex-governador Cássio é cotado para compor a executiva nacional do PSDB

Discretamente, o PSDB começou a costurar a composição da nova direção nacional do partido com o objetivo de evitar que o embate entre serristas e aecistas, atualmente silencioso, cresça a ponto de se tornar um racha, a exemplo da disputa entre os tucanos paulistanos há cerca de um mês.
Na semana passada, sem alarde, o PSDB fechou uma chapa única para concorrer ao diretório nacional, na qual foram contemplados os grupos ligados ao senador Aécio Neves (MG), ao ex-governador José Serra (SP) e ao governador Geraldo Alckmin (SP). Os 213 nomes escolhidos elegerão na convenção nacional, no dia 28, em Brasília, os 23 tucanos da Executiva, a nata do partido responsável por conduzir a eleição presidencial de 2014.
Na tentativa de evitar polêmicas e inflamar a disputa interna, as conversas, que se arrastam há mais de um mês, têm ocorrido discretamente na ponte aérea São Paulo-Brasília. O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), que será reconduzido, encontrou-se neste período com Alckmin e emissários de Serra. Semana passada, esteve com o ex-governador no Congresso.
Apesar do consenso na composição do diretório nacional, ainda não há acordo na formação da Executiva, principalmente na indicação para um dos postos mais cobiçados da hierarquia partidária, a secretaria-geral - foi justamente a disputa por este cargo nas estruturas do PSDB estadual e municipal que alimentou a discórdia entre os grupos tucanos em São Paulo e resultou na saída de seis vereadores paulistanos.
A ala do partido ligada a Aécio, que trabalha para ser o candidato do PSDB à Presidência em 2014, quer reconduzir o deputado mineiro Rodrigo de Castro na secretaria-geral. Há, no entanto, resistência dos tucanos paulistas, que veem com bons olhos a indicação de alguém mais próximo de Serra. Um dos cotados é o ex-governador Alberto Goldman, sucessor do tucano no governo de São Paulo em 2010.
Do lado mineiro, há a tese de que 70% da Executiva deve ser reconduzida. "Acredito que nós teremos apenas uma chapa, aliás para o diretório já é uma chapa. Vamos ter apenas uma Executiva, vamos fazer uma grande festa e iniciar um novo ciclo onde o partido tenha como prioridade se comunicar com a sociedade", comentou Aécio sobre a convenção nacional na sexta-feira.
Para tucanos ligados a Serra, a candidatura de Guerra ficou associada a Aécio, daí a necessidade de um "reequilíbrio" na Executiva. Em fevereiro, parlamentares próximos ao mineiro promoveram abaixo-assinado defendendo a reeleição do deputado, articulação interpretada por serristas como um golpe.
No entender deles, naquele momento, Serra ainda poderia pleitear a presidência do PSDB, assim como ocorreu após a derrota na eleição de 2002. Um ano depois, o ex-governador assumiu o comando do PSDB.
Uma Executiva "equilibrada", na visão dos paulistas, passaria por uma mudança na secretaria-geral, responsável por tocar o dia a dia do partido. Também é bem vista a manutenção do atual tesoureiro, Márcio Fortes, que trabalhou na arrecadação de recursos da campanha de Serra.
Com a definição dos 213 nomes do novo diretório nacional, os tucanos conseguiram fechar uma chapa única. Foram mantidos os números dos delegados de São Paulo (44) e de Minas (23). Houve mudanças em alguns outros Estados, como Maranhão e Pará, que ganharam mais delegados por terem eleito mais um deputado federal e um governador, respectivamente.
Integrantes. Também devem entrar na Executiva tucanos que perderam a eleição de 2010. O ex-senador Tasso Jereissati (CE), por exemplo, é cotado para dirigir o Instituto Teotônio Vilela (IT V). O ex-deputado Gustavo Fruet, derrotado na disputa pelo Senado, também deve fazer parte da nova cúpula. Sem espaço no PSDB do Paraná, Fruet já foi convidado a trocar o partido por legendas da base governista.
O ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima é outro cotado para compor a Executiva.
O mandato na Executiva do partido vale pelos próximos dois anos, sendo possível a recondução por mais um ano.


Fonte: Agência Estado

terça-feira, 10 de maio de 2011

Eleita Nova Presidência da CNBB Nordeste 2

Mayara Renata
Imprensa @cnbbne2.org.br
 
Dom Genival Saraiva, bispo de Palmares-PE; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Caicó-RN; e Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Cajazeiras-PB; foram eleitos, respectivamente, para os cargos de Presidente, Vice e Secretário geral, da Conferência Nacional de Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (CNBB NE2). As eleições foram realizadas na manhã desta segunda-feira, 09, no sexto dia da 46ª Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida-SP.
 
Os bispos eleitos terão o cargo de duração de quatro anos. Para as eleições foram utilizadas urnas eletrônicas, semelhantes às usadas e eleições civis. O presidente, vice e secretário geral da CNBB foram eleitos em votações separadas.
 
A CNBB Regional Nordeste 2 é composta pelas 21 Dioceses dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
 
Saiba mais sobre os novos componentes da presidência da CNBB NE2 abaixo:
 
Dom Genival Saraiva de França: Dom Genival Saraiva , filho de José Luiz de França e Maria Brasilina de França, nasceu em Alcantil - PB, no dia 03 de abril de 1938. Recebeu o Batismo na Capela de São José, no dia 12 de agosto de 1938. Com seus oito irmãos, viveu a infância em sua terra natal, onde cursou os estudos primários.
 
Cursou a Teologia no Seminário Maior de Viamão – RS, concluindo-o em 1964. Recebeu a Ordenação Sacerdotal na Catedral de Campina Grande, no dia 1º de janeiro de 1965, mediante a imposição das mãos de Dom Manuel Pereira da Costa, então Bispo Diocesano de Campina Grande.
 
Completou sua formação acadêmica com o curso de Licenciatura em Filosofia, na Universidade Católica de Pernambuco, em 1970, e Mestrado em Pedagogia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, no período de 1978 a 1981.
 
Atuou na Pastoral da Comunicação, na condição de apresentador de programas nas Rádios Caturité e FM Campina Grande e como articulista colaborador em jornais estaduais.
 
Exerceu atividades docentes na rede particular e estadual de ensino e na Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba - Campus II.
 
Foi Secretário de Educação e Cultura do Município de Campina Grande e Membro do Conselho Estadual de Educação, no período de 1986 a 1998.
 
Atualmente é o Bispo da Diocese de Palmares-PE.
 
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz: Dom Manoel Delson, filho de Pedro Lopes da Cruz e Luzia Pedreira da Cruz, nasceu em Biritinga - BA no dia 10 de julho de 1954.
 
Estudou no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza, São Paulo e ordenou-se sacerdote em Feira de Santana-BA, no dia 05 de julho de 1980. Foi também em Feira de Santana que ocorreu sua ordenação Episcopal, em 24 de setembro de 2006.
 
Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Católica de Salvador-BA e Mestrado em Ciência da Comunicação Social em Roma, na Pontifícia Universidade Salesiana.
 
Antes de tomar posse como Bispo, foi Ministro Provincial em Salvador, BA (1998); e em Roma exerceu o cargo de Definidor Geral para a América Latina junto à Cúria Geral dos Capuchinhos (2002-2006).
 
Atualmente é o Bispo da Diocese de Caicó-RN.
 
 
Dom Francisco Dantas de Lucena: Dom Francisco Dantas de Lucena, filho de Abemor Abdias de Lucena e Maria Inês Dantas de Lucena, nasceu em Jardim do Seridó – RN no dia 19 de outubro de 1963.
 
Estudou no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio de Janeiro e ordenou-se sacerdote em Caicó, no dia 27 de julho de 1991.
 
Formou-se em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico no Rio de Janeiro-RJ.
 
Ao ser nomeado bispo, em 17 de agosto de 2008, em Caicó-RN, era Professor de Direito Canônico na Faculdade de Teologia Cardeal Eugênio de Araújo Sales; Membro do Colégio dos Consultores; Membro do Conselho Presbiteral; Assistente Espiritual das Religiosas de Caicó, Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis e Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica da Diocese de Caicó.
 
Dom Lucena atualmente é o Bispo da Diocese de Cajazeiras-PB.
 
 

domingo, 8 de maio de 2011





No dia em que Deus criou as mães (e já vinha virando dia e noite há seis dias), um anjo apareceu-lhe e disse:
- Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto Senhor?
E o Senhor Deus respondeu-lhe:
- Você já leu as especificações desta encomenda? Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico. Deve ter 180 partes móveis e substituíveis, funcionar à base de café e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças. Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.
O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:
- Seis pares de mãos Senhor? - Parece impossível !?!
Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus - e os três pares de olhos que essa criatura tem que ter?
O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:
- E tem isso no modelo padrão?
O Senhor Deus assentiu:
- Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: - "Eu te compreendo e te amo! - sem dizer uma palavra.
E o anjo mais uma vez comenta-lhe:
- Senhor...já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.
Mas o Senhor Deus explicou-lhe:
- Não posso, já está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...
O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:
- É muito delicada Senhor!
Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:
- Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!
O anjo, analisando melhor a criação, observa:
- Há um vazamento ali Senhor...
- Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.
- Vós sois um gênio, Senhor! - disse o anjo entusiasmado com a criação.
- Mas, disse o Senhor, isso não fui eu que coloquei. Apareceu assim...
(autor: desconhecido)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Porque as Mulheres Choram? Uma linda mensagem.

Desconhecido.

Um garotinho perguntou à sua mãe:

Mamãe, por que você está chorando?

E ela respondeu:
- Porque sou mulher...
- Mas... eu não entendo.

A mãe se inclinou para ele, abraçou-se e disse:
- Meu amor, você jamais irá entender!

Mais tarde o menininho perguntou ao pai:
- Papai, porque mamãe às vezes chora sem motivo?
- Todas as mulheres sempre choram sem motivo...

Era tudo o que o pai era capaz de responder...

O garotinho cresceu e se tornou um homem. E, de vez em quando, fazia a si mesmo a pergunta: "por que será que as mulheres choram, sem ter motivo para isso?"

Certo dia esse homem se ajoelhou e perguntou a Deus:
- Senhor, diga-me... por que as mulheres choram com tanta facilidade?

E Deus lhe disse:
- Quando eu criei a mulher, tinha que fazer algo muito especial.
Fiz seus ombros suficientemente fortes, capazes de suportar o peso do mundo inteiro... porém suficientemente suaves para confortá-lo.
Dei a ela uma imensa força interior para que pudesse suportar as dores da maternidade e também o desprezo que muitas vezes provem de seus próprios filhos!
Dei-lhe a fortaleza que lhe permite continuar sempre a cuidar de sua família, sem se queixar, apesar das enfermidades e do cansaço, até mesmo quando outros entregam os pontos!
Dei-lhe sensibilidade para amar seus filhos, em qualquer circunstância, mesmo quando esses filhos a tenham magoado muito...
Essa sensibilidade lhe permite afugentar qualquer tristeza, choro ou sentimento da criança, e compartilhar as ansiedades, dúvidas e medos da adolescência!
Porém, para que possa suportar tudo isso, meu filho... eu lhe dei as lágrimas, e são exclusivamente, para usá-las quando precisar. Ao derramá-las, a mulher verte em cada lágrima um pouquinho de amor. Essas gotas de amor desvanecem no ar e salvam a humanidade!

O homem respondeu com um profundo suspiro...
- Agora eu compreendo o sentimento de minha mãe, de minha irmã, de minha esposa.

Cássio: “Vitória! Muito obrigado por toda a solidariedade”


“Vitória! Muito obrigado por toda a solidariedade e apoio de cada um de vocês”.

Foi dessa maneira que Cássio Cunha Lima (PSDB) reagiu à decisão do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, que deu provimento ao seu recurso extraordinário para obter o registro de candidatura ao Senado, e consequentemente ser empossado como senador pela Paraíba, ao cabo da votação obtida nas eleições do ano passado – acima de 1 milhão de votos.

- Não consigo atender a demanda do celular. Estou embarcando para Brasília. A posse deverá ocorrer muito em breve. Mais uma vez muito obrigado de coração – acrescentou Cássio.

domingo, 1 de maio de 2011

Doença de Dilma Rousseff alerta País para riscos da Pneumonia‏

Cuidado que essa gripe pode virar uma pneumonia! Todo mundo, muitas vezes brincando, diz essa frase a quem está com sintomas de gripe. Mas será que a população está atenta ao fato de que a pneumonia é mesmo o agravamento dos sintomas de uma gripe? Neste domingo, a presidente Dilma Roussef foi diagnosticada com Pneumonia, o que fez reacender as preocupações com a doença. Saiba mais informações sobre o assunto com a pneumologista Clene Magalhães, médica do Hospital Esperança, no Recife (PE).
 
Clene Magalhães explica que, a grosso modo, a pneumonia pode ser definida como a infecção dos tecidos pulmonares e dos alvéolos. Quanto mais alvéolos acometidos, mais grave é a situação. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas e é, sim, uma das complicações da gripe, seja ela de que tipo for.
 
Perto de completar 65 anos, Dilma Roussef faz parte do grupo de risco para a pneumonia (vide quadro abaixo). Ela passou a semana indisposta e, por isso, resolveu antecipar uns exames de rotina que faria na semana que vem. Dilma sentiu-se mal, foi a um hospital em São Paulo, onde foi diagnosticada a doença, em uma forma leve. Amanhã ela poderá trabalhar normalmente, mas deverá tomar alguns medicamentos, especialmente antibiótico. Clene alerta: é importante lembrar que a doença não tem qualquer relação com a vacina contra a gripe, que a presidente tomou na semana passada.
 
Os sintomas clássicos da pneumonia são: tosse com catarro, febre alta, falta de ar, dor no peito (especialmente ao respirar fundo), náuseas, vômito e dores no corpo. Alguns pacientes também podem apresentar tosse ou vômito com a presença de sangue. O diagnóstico pode ser feito através de exame clínico, além de Raio-X.
 
GRUPOS MAIS SUSCETÍVEIS À PNEUMONIA
 
- Indivíduos com idade maior que 65 anos
- Fumantes
- Portadores de doenças imunossupressoras ( HIV, transplante, câncer ...)
- Pacientes de DPOC (bronquite crônica e enfisema pulmonar)
- Usuários de drogas
- Doentes acamados
- Doentes com redução do nível de consciência
- Pacientes com hospitalizações prolongadas
- Doentes em ventilação mecânica
- Doentes com outra doença pulmonar prévia
 
 
Mas é gripe ou resfriado?
 
Em virtude da semelhança dos sintomas, nem todos sabem identificar quando estão gripados ou com um resfriado pesado e, então, proceder o tratamento correto. Em primeiro lugar, são doenças diferentes e causadas por vírus diferentes. Clene Magalhães explica que os asmáticos e alérgicos podem sofrer mais e as semelhanças nos sintomas confundem todos os paciente. O resfriado é mais simples: apesar de poder causar uma grande prostração, os sintomas não passam de rinite, congestão nasal, tosse, espirros e ocasionalmente dores de garganta. Além disso, ele dura de três a sete dias. Já a gripe possui os mesmos sintomas, mas muito mais agravados e normalmente apresenta febre alta, que raramente ocorre nos resfriados. O paciente pode passar até duas semanas gripado.
 
Clene alerta: gripe é doença grave, causa milhares de mortes em todo o mundo e as pessoas daquele grupo de risco citado acima estão mais vulneráveis.
 
 
Como evitar
 
Alguns indivíduos são mais resistentes que outros às gripes e resfriados. Outros, como é o caso dos idosos, estão mais suscetíveis. Uma alimentação equilibrada vale para a prevenção de várias doenças, inclusive a gripe e o resfriado. Confira algumas dicas:
 
1 – Evitar locais fechados ou ambientes com aglomeração
2 – Lavar as mãos frequentemente para evitar a infecção com o vírus.
3 – No caso da gripe, tomar a vacina antigripe, lembrando que há vários tipos de vírus da gripe e que a vacina apenas diminui os riscos de contaminação.
4 – Se possível, evitar mudanças bruscas de temperatura.
5 – As mães devem evitar levar crianças gripadas para a escola, evitando a propagação do vírus.