domingo, 25 de dezembro de 2016

Mensagem de Natal e Fim de Ano


Desejamos a você Amigo Ouvinte e internauta da Rádio Alcantil FM 87,9;
Que o nascimento de Jesus esteja presente todos os dias de nossas vidas e que a felicidade chegue a todos os corações neste ano que se renova.

Desejamos boas festas e feliz 2017!

Mais um ano chega ao fim, que 2016 tenha deixado o sentimento do dever cumprido e a esperança a todos de conquistar um próximo ano ainda melhor.

Deixe para trás tudo o que te distancia da felicidade.

Que o amor seja o seu companheiro de caminhada, e que o novo ano traga muitas realizações.
Que nesse fim de ano a luz que guia o mundo possa também clarear os seus sonhos.
Que você possa somar todas as alegrias e compartilhar o seu entusiasmo de ser feliz, sempre!!!

Muita Paz…

Que no novo ano a equipe da Alcantil FM e Blog da Alcantil FM, seja portadora de Boas Novas.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

TCE autoriza o desbloqueio das contas bancárias de 61 prefeituras; Confira lista do Sertão da Paraíba

Sessenta e uma Prefeituras Municipais tiveram suas contas bancárias desbloqueadas, na manhã desta quinta-feira (22), após apresentação de defesa a que juntaram documentação que entendem suficiente para sanar as irregularidades contidas nos balancetes de novembro, razão do bloqueio determinado, segunda-feira passada, pelo Tribunal de Contas do Estado.
São elas as de Alagoa Grande, Água Branca, Alagoa Nova, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Alhandra, Araçagi, Araruna, Areia, Areial, Baía da Traição, Baraúna, Barra de Santana, Bayeux, Belém do Brejo do Cruz, Boa Vista, Borborema, Brejo do Cruz, Caaporã, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Cacimba de Dentro, Cajazeiras, Cajazeirinha, Camalaú, Conde, Curral de Cima, Dona Inês, Fagundes, Gurinhém, Ibiara, Itabaiana.
Também, Juazeirinho, Lagoa, Lagoa Seca, Lastro, Mamanguape, Mari, Massaranduba, Mato Grosso, Montadas, Olho d’Água, Patos, Pedra Lavrada, Picuí, Pilõezinhos, Pombal, Princesa Isabel, Puxinanã, Queimadas, Riachão do Bacamarte, Salgadinho, Santa Rita, São Bento, São José de Caiana, São José de Espinharas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Soledade, Sousa, Sumé e Umbuzeiro.
O desbloqueio foi autorizado pelo presidente em exercício do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes, “em razão da urgência que o caso requer ante a proximidade do final de gestão dos atuais prefeitos, do volume de documentos por eles apresentados e dificuldades operacionais alegadas pelo Banco do Brasil para o pagamento da folha salarial de servidores municipais”.
A providência, em caráter definitivo, ainda depende, todavia, da análise que os auditores de contas públicas – em regime de plantão dada a fase de recesso do Tribunal de Contas – farão dos documentos recebidos, até a próxima quarta-feira (28).

Assessoria TCE

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Projeto do Dep. Pedro Cunha Lima cria o Instituto Federal da Borborema e amplia número de vagas para alunos

Projeto de Lei apresentado pelo deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) na Câmara Federal cria o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Borborema (IFB-PB). A iniciativa visa tornar mais eficientes os trabalhos realizados pela instituição e garantir um aumento no número de vagas nos Campi localizados nos municípios de Campina Grande, Areia, Esperança, Itabaiana, Monteiro, Picuí e Soledade. Com a propositura, serão ampliadas o número de vagas para cerca de quatro mil e aumentarão a quantidade de cursos oferecidos.
Segundo o deputado Pedro, a administração eficiente de 21 Campi do IFPB se constitui uma tarefa difícil, visto que os problemas orçamentários, a distância territorial, a evasão escolar, a falta de uma política de sustentabilidade e o alinhamento com os arranjos produtivos locais causam problemas graves de gerenciamento Institucional.
“O surgimento do IFB-PB trará uma expectativa de eficiência administrativa, campus próximo da reitoria, política de desenvolvimentos sustentável, foco voltado para a energia renovável, alinhamento com os arranjos produtivos locais, aproveitamento do polo de tecnologia de Campina Grande, do eixo da Transposição do Rio São Francisco, que deságua na bacia hidrográfica do Rio Paraíba, potencializando a agricultura familiar, bem como, o estímulo à utilização racional da água”, destacou o deputado.
De acordo com o Pedro, a proposta da criação do IFB-PB vislumbra o aumento inicial dos cursos técnicos, integrados e superiores nas áreas de engenharia, tecnologia da informação e automação industrial. E respectivamente o aumento significativo de vagas de alunos, observando que, o desmembramento possibilita o Instituto da Borborema ter cinco anos para cumprir o Termo de Acordo de Metas (TAM) do Ministério da Educação.


Com a formalização do IFB-PB, o número de alunos aumentará para 4.047 e o orçamento estimado para a instituição será de R$ 16.151.224,85. Entre os sete Campi que integrarão o Instituto Federal da Borborema, ainda não foram construídos os de Areia e Soledade.

Fonte: ASCOM/PSDB

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

"Dudinha" é perso pela polícia Civil de Pernambuco acusado de estupro de vulnerável

"dudinha" nos estúdios da Alcantil FM 

Homem é acusado de estuprar os próprios filhos


Policiais Civís da 130ª Circunscrição policial de Taquaritinga do Norte, sob o comando do Delegado Luiz Carlos Lins, prederam nesta manhã de Sexta Feria, 09 de dezembro, Tarcízio José de Araújo Júnior, popularmente conhecido como "Dudinha", em cumprimento de prisão preventiva expedido pela vara de Taquaritinga do Norte.

 Dudinha é acusado pela prática de "Estupro de Vulnerável", e foi preso às 8:40h  em sua residência em Taquaritinga, na Rua Marcelino Curvelo, 99, no Centro da cidade.Ele é acusado de estuprar os próprios filhos, de 04 e 06 anos de idade. A polícia informou ainda que o indivíduo já é acusado de outros estupros que ainda estão sob investigação, uma das vítimas é um deficiente mental muito conhecido em Taquaritinga do Norte.

 O fato, como esperado, chocou a população local, pois o criminoso era envolvido em movimentos religiosos, inclusive apresentava um programa católico em uma rádio comunitária da cidade.

Dudinha também participou por várias vezes de programas na Alcantil Fm, tanto ao vivo nos estúdios quanto por telefone e era muito considerado por várias famílias em Alcantil.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Racionamento de água completa dois anos em Campina Grande

Além de Campina, outras 18 cidades enfrentam racionamento desde 2014.
Açude que abastece cidades está com apenas 5,3% da capacidade total.


O racionamento de água para a população de Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste paraibano completa dois anos nesta terça-feira (6). O açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Cariri da Paraíba, que abastece essas cidades, está com apenas 5,8% da capacidade total de armazenamento.

Nestes dois anos, o racionamento mudou de modelo quatro vezes. Sem novos limites de exploração estabelecidos em números pela Agência Nacional das Águas (ANA), a população vai poder usar a água enquanto ela for própria para o consumo, mas os órgãos não sabem até quando isso vai ser possível e esperam por chuvas ou a Transposição das Águas do Rio São Francisco.

“Enquanto a ANA determinava os percentuais, a gente sabia em média até quando poderia usar. Mas agora, o abastecimento vai depender da potabilidade da água e isso não temos como precisar", disse o gerente da Cagepa, Ronaldo Menezes.

No dia em que o racionamento de água começou, em 6 de dezembro de 2014, o açude, que tem capacidade para 411.686.287 metros cúbicos de água, estava com pouco mais de 98,557 milhões, que correspondia a 23,9%. Na segunda-feira (5), o açude estava com 21,707 milhões, ou seja 5,3%. Os dados foram divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
Mesmo com racionamento, em dois anos o açude perdeu 76,850 milhões de metros cúbicos de água. A queda se deu pelo consumo da população e pelo processo natural de evaporação. Segundo a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), este é o pior nível da história, desde que a cidade passou a ser abastecida pelo açude, na década de 1950. Antes, a maior crise havia ocorrido em 1999, quando o açude chegou a 14,5%.
Por causa do baixo nível de água no açude, a Cagepa está tendo que usar um sistema de captação flutuante para retirar a água da superfície. Essa medida foi necessária, pois o volume baixou tanto que o sistema de captação por meio de gravidade perdeu a eficácia.

O baixo nível também diminuiu a qualidade da água e a presença de cianobactérias e toxinas liberadas por elas fez com que a Cagepa aumentasse o tratamento. “A água que a gente tinha há dois anos, há cinco anos, não é a mesma de hoje. O volume foi baixando e a gente tem adaptado o tratamento”, explicou o gerente da Cagepa, Ronaldo Menezes.

Fonte:  G1 Paraíba


domingo, 4 de dezembro de 2016

Prefeitos responderão por improbidade por falta de ponto eletrônico em PSFs

O Ministério Público Federal (MPF) vai começar a instaurar procedimentos contra os gestores municipais que não providenciaram a instalação de pontos eletrônicos para comprovar a frequência de profissionais nos Postos de Saúde da Família (PSFs). Os prefeitos que não adotaram as medidas devem responder ações de improbidade administrativa.
As informações são do procurador de defesa dos Direitos dos Cidadãos, José Godoy Bezerra. Ele lembrou que o MPF intensificou, por meio da imprensa, os alertas para que os municípios tenham ponto eletrônico e divulguem um quadro contendo os horários que devem ser ser cumpridos por médicos e demais profissionais nos PSFs.

A recomendação do PSF é para que haja também a emissão de declarações sobre atendimentos nos hospitais públicos e Unidades de Saúde da Família.

O procurador José Godoy alertou ainda para a responsabilidade dos médicos, que passam em concursos específicos, para atuarem nos PSFs em cidades do interior, mas faltam aos expedientes sem justificativas, deixando de atender a população. Na avaliação do procurador, eles também podem responder ações na Justiça.

A campanha publicitária do MPF, em conjunto com o Ministério Público do Estado, pede ainda que a própria população denuncie a ausência dos profissionais de saúde nos PSFs de seus respectivos municípios.

Fonte: Portal Correio