segunda-feira, 30 de maio de 2011

Presidente do Supremo: "A gente aprende com o jornalismo e o jornalista”

Em entrevista concedida durante o Fórum Internacional "Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário", no Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, ministro Cezar Peluso e o vice-presidente, ministro Ayres Britto, falaram sobre liberdade de imprensa e o relacionamento entre o Poder Judiciário e jornalistas.

Para o presidente do Supremo, a liberdade de imprensa é fundamental para que haja democracia. “É a única maneira de o povo conservar a sua liberdade e poder julgar os seus governantes”, frisou.

Já com relação ao Poder Judiciário, o ministro Peluso (foto) ponderou que, se houver um canal aberto permanente entre imprensa e Judiciário, todos serão beneficiados: “A imprensa ganha, o Judiciário ganha e, sobretudo, ganha a sociedade”.

Segundo o presidente do STF, as pessoas não têm uma “ideia exata” de como é o funcionamento da Justiça, devido ao uso da linguagem técnica. “Às vezes não há a compreensão total do alcance das decisões”, disse o ministro.

Em sua opinião, a atuação dos jornalistas é um aprendizado recíproco: "A gente aprende com o jornalismo e o jornalista também precisa aprender um pouco com o Judiciário e torná-lo mais compreensível para a sociedade”.

Para o vice-presidente do STF, ministro Ayres Britto, a compreensão da ideia de liberdade de imprensa “ou é completa, como diz a nossa Constituição no artigo 220, parágrafo 1º, ou não existe liberdade!”.

O que não pode acontecer, segundo Ayres Britto, “é o meio-termo, a contemporização não pode existir em matéria de liberdade de imprensa”.
Fonte: PB Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário