sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Tribunal de Contas do Estado publica decisão à favor do Vereador Willian e mais uma Sessão é realizada sem a bancada de situação

      Nesta Sexta 17, realizou-se mais uma Sessão da Câmara Municipal de Alcantil.  Inicialmente o Presidente Willian Henrique leu na Tribuna a Decisão que foi publicada no Diário oficial do Tribunal de Contas do Estado, onde foi decidido em favor dos atos dos vereadores da oposição nos últimos dias. Havia uma Medida Cautelar onde determinava o afastamento do Vereador Willian Henrique, onde o Relator, seguindo o texto das denúncias feitas pelo então Vice Presidente  Sr. Edivaldo Amaro, suspendeu os procedimentos ou execução de despesas praticadas pela mesa diretora atual. Em resumo, após verificados os documentos apresentados pelo Vereador Willian Henrique, foi comprovado que os vereadores cumpriram com as determinações contidas  no Regimento Interno da Casa Legislativa.

Veja o Texto abaixo:


         Após ler todo o documento enviado pelo Tribunal de Contas, o Presidente Willian Henrique reiterou que à partir daquele momento a Câmara de Vereadores terá que ter respeito, e que os vereadores deverão cumprir com suas obrigações sob pena de serem tomadas as medidas cabíveis. E seguida o presidente autorizou a Secretária a ler a Ata da Sessão anterior do dia 03 de Novembro para sua aprovação, o que obteve unanimidade entre os  vereadores presentes. Após a aprovação da Ata, o Presidente leu o Salmo nº 5.  Em seguida, para dar procedimento à Sessão, o vereador Romonoval Alves pediu ao Presidente que fosse iniciada uma "Tribuna Livre', onde três pessoas do plenário pudessem fazer uso da palavra.  O Sr. Manoel Barbosa usou a Tribuna, parabenizando os vereadores e ao mesmo tempo cobrando dos vereadores ausentes mais responsabilidade e conclamou que o povo que os elegeram cobrassem dos mesmos o seu compromisso.  O segundo a usar a palavra foi o Conselheiro Tutelar Carlos Cruz, que inicialmente parabenizou ao Presidente, em seguida registrou a insatisfação do povo com a paralisação dos trabalhos naquela Casa Legislativa, registrou também a insegurança e os problemas com as drogas no município onde ao invés dos vereadores estarem elaborando leis e documentos para reivindicarem dos órgãos superiores a efetivação das políticas, estavam travando uma luta interna pelo poder. Finalizou dizendo que cabe ao povo julgar os atos de cada representante que foi colocado naquela casa.

      O presidente deu procedimento facultando a palavra aos vereadores, iniciando pelo vereador Jânio que pediu que o Presidente apoiasse os demais vereadores na hora de colocarem requerimentos que venha a atender os anseios do povo, povo esse que sofre opressão, que sente a falta de compromisso por parte dos políticos e eles estarim ali para representá-los fazendo com que não faltem medicamentos, que tenham médicos nos postos de saúde, e que esses médicos trabalhem de forma eficiente e de preferência as oito horas já que todo funcionário é obrigado a cumprir essa carga horária.  Em seguida o Vereador Romonoval usou a palavra registrando que mais uma vez os vereadores da situação não compareceram e que o Presidente tomasse as medidas cabíveis. Registrou também que em breve as Sessões poderão ser acompanhadas pela internet por aqueles que não puderem ir até a Câmara.  O vereador Elias Rafael foi o terceiro a usar a tribuna, e já começou lamentando a falta dos demais vereadores e lembrou que vai junto com os outros quatro da oposição, trabalhar pelo povo e fazer a diferença. 
O vereador Francinaldo Carlos disse em sua fala  que gostaria de ver o compromisso dos demais vereadores e já cobrou do executivo, providências à respeito do ônibus que transporta os estudantes está andando com uma superlotação pelo fato de um outro ônibus estar há mais de 15 dias quebrado no Distrito de Lagoa do Jucá. Também cobrou providência sobre a "Cisterna do Exército", na comunidade do Jucá que fica fechada com cadeado e  nem todo mundo tem tempo de ir buscar água no horário que a pessoa responsável quer distribuir. Após as falas dos vereadores, o Presidente apresentou os requerimentos  que chegaram à sua mesa onde foram cobradas providências por parte do Secretpario de Educação quanto à superlotação dos ônibus escolares, de autoria do próprio Presidente, depois um requerimento do Vereador Jânio que cobra uma reparação em toda a iluminação pública tanto da sede quanto das comunidades rurais. Outro  requerimento foi do vereador Francinaldo Carlos que pediu iluminação para a entrada do acesso à estrada do Jucá nas márgens da BR 104 mais precisamente no sítio Narciso, hustificando a escuridão para quem transita naquela área e que existe uma rede elétrica bem próximo ao local. O Vereador Elias requereu as providências sobra a distribuição de água no Jucá, que o Exército seja procurado para resolver os problemas por ele elencados no requerimento. 
O último requerimento apresentado foi o do Vereador Noval que pede a limpesa dos açudes tanto da zona urbana quanto da zona rural para que estejam preparados para quando as chuvas chegarem, além de cobrar que o executivo conserte as máquinas e os ônibus que estão quebrados. Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.  Em seguida o Presidente argumentou sobre os trâmites das ações junto ao Tribunal de Contas do Estado, por parte do Vereador Edivaldo Amaro, e registrou que já forneceu uma cópia da decisão para o mesmo, falou também sobre melhoramentos que deverão ser feitos na estrutura da Casa Legislativa, e que serão cumpridos os pagamentos que estão pendentes assim que estiver com os recursos em mãos. 

Foi encerrada a Sessão ficando a próxima marcada para o dia 01 de Dezembro.

asabranca87

Nenhum comentário:

Postar um comentário