quarta-feira, 31 de maio de 2017

Após protesto, Professora desabafa em rede social sobre situação da classe em Alcantil



    Após a polêmica dos últimos acontecimentos na Câmara Municipal onde foi votado o Projeto de Lei 273/2017 que trata do piso salarial dos professores da rede municipal, de autoria do Poder Executivo, profissionais da categoria protestaram e paralisaram as atividades temporariamente. Uma professora fez um desabafo em carta aberta na rede social facebook, onde demonstrou toda sua indignação como também conhecimento da situação atual do município em relação à Educação.

Segue a carta na íntegra:



Lamento...
Hoje meditando sobre tudo que vem ocorrendo na cidade de Alcantil, volto aos meus primeiros dias como professora nesta cidade, primeiras impressões, alunos, colegas, ambiente, um falar próprio, um jeito próprio de ser, meninos fortes, meus meninos, trabalham, acordam cedo, tiram o leite do gado, cuidam da roça, trabalham nos fabricos, longas estradas de chão, mas sempre atentos a novidades, novas palavras, novas aprendizagens, cidadãos.
Lamento, como todo sonho bom, em um determinado momento acordamos, minhas expectativas e olhos começam a ver a realidade, alunos, professores, família, todos dentro de um sistema devastador que aos poucos corrói toda e qualquer intenção de prosperidade de futuro. A vontade de fazer, o profissionalismo e o amor à profissão, vão aos pouco nos dando forças para prosseguir, mas em meio a guerras. Hoje, anos depois, cidadão acantilense, seu filho, o professor que cuida de seu filho, o sistema educacional desta cidade pede socorro.
Lamento, qual esperança de futuro vocês terão com professores oprimidos, perseguidos e caluniados, professores que a mais de vinte anos trabalham sem ter se quer, o direito de saberem ou serem orientados para agirem e assim ensinar cidadania, como máquinas, expostos a própria sorte, anos após anos caminhando sem a certeza de futuro.
Lamento, por ver uma folha de pessoal que pula estratosfericamente de 30 prestadores de serviço, para 103 em menos de três meses, número de comissionados exorbitante ,(vejam http://www.alcantil.pb.gov.br/ portal transparência na própria página da prefeitura), lamento citar o fato de funcionários em “eterna licença” e ver e ouvir risos em plena câmara de vereadores, como se isso fosse normal, lamento ver nessa mesma lista funcionários que não trabalham nesta cidade, pelo menos desde o primeiro dia que pus os pés aqui, mas estão eternamente nesta lista, lamento ver professores que perdem sua saúde com turmas lotadas, enquanto outros apadrinhados ficam fora de sala de aula, plantando fofocas e fazendo desse ambiente algo desprezível, lamento a contratação de professores prestadores para ocupar espaços de professores efetivos apadrinhados, lamento ouvir do gestor desta cidade dizer que não pode nos dá o reajuste sem mexer no PCCR (Vejam PCCR 2016 e 2017 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm lei de acesso a informação )por falta de condições, vejam o porquê da falta de condições, lamento ouvir o gestor desta cidade dizer que paga parcelas altíssimas do INSS,(vejam Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP) quando na verdade, ele paga hoje, o anterior pagava e antes ele também, já que é hábito dos estados, municípios e grandes empresas não pagarem ou repassarem esses valores, dai hoje nacionalmente  e historicamente quem paga somos nós, não só o professor, mas todo e qualquer cidadão. 
Lamento, termos hoje um secretário de educação que mais está para capitão do mato, com ameaças de demissão, como se não soubesse do direito de greve que nos assiste, leigo, não dialoga, mente, nega fé a documento público, por diversas vezes procurado, citado e fugindo a sua função, mente, mente descaradamente, temos como secretário alguém que vai as mídias pedir respeito aos alunos, quando na verdade em quanto professor que se diz ser, nunca respeitou o alunado, primeiro dia de trabalho, quarenta minutos atrasado e um ano letivo inteiro de atestado, esse é o enredo de sua vida profissional em sala de aula, pulando de gestão a gestão, sem bandeira ideológica , como é próprio dos parasitas nas prefeituras do Brasil a fora  procurando sugar e oprimir para sobreviver.
Lamento, ter que presenciar, vi pessoalmente, ainda esse ano letivo, uma professora pedir ajuda, fazer campanha, para outra colega professora a comprar medicação, acham pouco? Estamos há três gestões trabalhando em salas mal equipadas, estrutura física lamentável, a cada dia as aulas de leitura e literatura estão deixando de se realizar adequadamente, porque não temos livros adequados, porque a biblioteca fica em um puxado ao lado do banheiro e  da cozinha, esperando a nova escola, e a culpa é do professor?  Será apenas para justificar a lei : http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%2012.244-2010?OpenDocument . Que dignidade esse professor terá diante de seus alunos? Que tipo de cidadão esse professor inspira? Que amor às letras e
Lamento, pela câmara dos vereadores, e dentre eles há alunos nossos para nossa vergonha, que aprovou um projeto que altera o PCCR (Plano de cargos carreira e remuneração) dos professores, documento este que segundo a leia vigente neste pais, não pode ser alterado sem a previa autorização dos professores desta cidade, e tal ilegalidade foi avisada, por diversas vezes, são 15% que  está incorporado ao salário destes professores, entendam, tudo que é incorporado ao salário não pode ser retirado, fomos obrigados a impetrar um mandado de segurança. São vereadores que não pensam no cidadão, qualquer professor desta cidade que seja especialista, que é a grande maioria e que precise aposentar-se perderá no mínimo 20% do seu já tão usurpado salário, já que no Brasil mediante as circunstancias políticas e das reformas previdenciárias, nas quais se configuram, nenhum trabalhador se aposentará com 100% de seus vencimentos, isso refletirá no mínimo hoje em uma perda de R$ 300,00.  Vejam, esse valor para professores que até para receber seus proventos pagam, pois precisam se deslocar para outra cidade!
Lamento, não somos vagabundos, profissionais de segunda classe, que se manifestem meus ex-alunos e os atuais, e me desmintam! Não sou dada a faltas injustificadas, atestados, aulas vazias, amo o que faço e rejuvenesço com meus alunos. Não queremos, nada mais, nada menos do que nossos direitos garantidos,(VEJA TABELA ABAIXO COM NOSSAS PERDAS, NÃO HOUVE REAJUSTE COISA NENHUMA, PARA MAIORIA NÃO), não estamos brincando, sendo passivos e omissos, assim como o foi o secretário de educação durante toda a sua vida profissional enquanto professor, se é que existiu tempo de sala de aula para este, estamos querendo o que nos compete independente de partido, pais e mães de família estão com o ponto cortado, ilegalmente, avisamos, pedimos, e nos viraram as costas.  Não entramos em greve do dia pra noite, seguimos todos os tramites legais pra isso e ele em sua função não avisou a comunidade com o pretexto de nos acusar de irresponsáveis.
Lamento,
Qual futuro, cidadão de Alcantil, seu filho terá? Acordem, não é briga política, partidária, entre os professores há os que apoiam a atual gestão e os que não apoiam, mas há acima de tudo, um querer, um querer de quem quer fazer jus ao seu trabalho, um querer de desejar e fazer-se cumprir um futuro de p
Sem mais... apenas lamento...
Adriana Cristina Trajano Marinho
Professora de Língua Portuguesa


Análise do reajuste 2017
Comparem a tabela publicada no portal da prefeitura com os ditos reajustes e nossas perdas, sem contar com as diversas tabelas que foram publicadas. É só seguir o link acima, aperte crtl e clique no link ao mesmo tempo.
ATUAL   
AUMENTO DA PREFITURA
AUMENTO REAL COM OS DIREITOS

NÍVEL IV  1.954,65
2.010,65/ 56,00
2.096,87/142,22

NÍVEL II
1.772,92
1.828,92/56,00
1.915,14/86,22

NÍVEL  III
1.861,57
1.917,00/55,43
2,003,79/86,79

GRADUADO II
1541,67
1.660,00/119,00
SÃO 10 GRADUADOS

SÃO 4 PROFESSORES COM O LOGOS

1.471,59    
  1,585,00/ 113,00



SÃO  51 ESPECIALISTAS PREJUDICADOS, INCLUINDO O PRÓPRIO SECRETÁRIO QUE PERDE O QUINQUENIO POR SER REGENTE E OS  5% DO PCCR, NO ENTANTO COMO ELE NUNCA ESTÁ EM SALA DE AULA,  ACREDITO QUE NÃO ESTARÁ SUJEITO A ESSA PERDA.
3 MESTRES:  2,038.86     2,009,00                2,194,00     PERDA– 185,62



Nenhum comentário:

Postar um comentário